SBPE - SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICANÁLISE E EVOLUÇÃO EXISTENCIAL
TEL: (31) 3176-7401

CURSO DE PSICANÁLISE
CURSO DE PSICANÁLISE (SBPE) SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICANÁLISE E EVOLUÇÃO EXISTENCIAL
A Sociedade Brasileira de Psicanálise e Evolução Existencial tem como proposta o uso de novas técnicas para a abordagem do inconsciente, que vão além da limitada análise dos sonhos e associação livre, preconizadas pela Escola Freudiana. Assim a psicanálise reconhece em determinadas técnicas complementares, tais como Cromoterapia, Regressão de Memória, Neurolinguística, Hipnose, Renascimento, e outros, forma-se diminuição do campo de resistência, abordagem direta do inconsciente, abreviando, com isso, o tempo de análise, conduzindo a Psicanálise para fora do ostracismo da “Terapia Eterna”.
Mensalidade: R$ 490,00.
Duração: 36 meses (3 anos)
Aulas uma vez por semana das 19h00min às 22h00min
Requisitos: 2º Grau Completo
O curso de Psicanálise é dirigido a todos os interessados em adquirir conhecimentos mais profundos em Psicanálise. Aos que querem aprender a dinâmica de seus problemas emocionais e afetivos de acordo com as teorias psicanalíticas, e aos que desejam dedicar-se à Psicanálise como Terapeutas e Clinicar.
Metodologia
Com a metodologia de curso semipresencial, o aluno estuda de acordo com sua disponibilidade de tempo. Com isso, barreiras geográficas que por ventura existam são superadas, e custos com transporte são significantemente reduzidos. Além da capacitação e da melhoria da prática profissional que os alunos obtêm a metodologia de educação a distância promove o desenvolvimento da autonomia dos estudos.
A SBPE dispõe de material didático especialmente elaborado para permitir ao participante realizar estudo independente, de acordo com suas possibilidades de tempo e espaço. O cursista da SBPE conta com um serviço de tutoria, para auxiliá-lo em seus estudos.
O curso é altamente interativo, acompanhado por professores experientes e você terá a disposição para o desenvolvimento do saber psicanalítico:
Aulas presenciais uma vez por semana
Acompanhamento psicanalítico individual e em grupo durante todo o curso.
Fóruns de discussão
Avaliações e testes
Plantão de dúvidas
Apostilas, material didático fica disponível para download
Filmes.
Atividades:
1º) TCC (trabalho de finalização de curso) Horas de pesquisa = 150
2º) Terapia individual , horas mínimas = 100
3) Analises de Filmes, horas mínimas = 50
4º) Trabalhos Individuais horas mínimas = 200
5º) Estagio Supervisionado, horas mínimas = 100
6º) Aulas Presenciais, e estudo online = 656
Total Geral do curso = 1256 horas
Terapia Psicanalítica: Realizado com profissionais formados na própria clinica da SBPE
Estagio: Mínimo de 100 horas. Estágio supervisionado – iniciará quando o aluno desejar na Clinica da SBPE, supervisionado por Psicanalista devidamente formado pela SBPE, pode ser feito na cidade do próprio aluno a coordenação ajudará na procura do local.
Obs: os valores pagos aos profissionais já estão inclusos nas mensalidades
Corpo docente é formado por Psicanalistas e professores Acadêmicos.
Coordenação geral Carmem de Jesus Costa.
Presidente da SBPE (Sociedade Brasileira de Psicanálise e Evolução Existencial).
Importante: para a obtenção do certificado clínico é obrigatório cumprir 100 horas mínimas de análise clínica com psicanalista devidamente avalizado e registrado em alguma Associação Psicanalítica Brasileira e cumprir 100 horas de estágio supervisionado.
Diploma
Os cursos a distância da SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICANÁLISE E EVOLUÇÃO EXISTENCIALI são amparados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9394/96), pelo Decreto Federal n° 2.494/98 e Decreto n° 2.208, de 17/04/97.
Curso reconhecido e aprovado por:
SBPE (Sociedade Brasileira de Psicanálise e Evolução Existencial)
Perguntas: Sobre Psicanálise e sua formação profissional!
Concluir o curso de Psicanálise me permite clinicar?
Sim. O curso de Psicanálise da SBPE permite que você tenha um consultório e exerça livremente a profissão de Psicanalista.
O Curso tem registro no MEC?
Nenhum curso de psicanálise é reconhecido pelo MEC, devido a Psicanálise não ser uma ciência. Nem tão pouco os demais cursos de formação em Psicanálise existentes no País. Inexistem, também, cursos de Psicanálise no âmbito universitário e sim Especialização Lato Sensu. Concluído, o psicanalista recebe um Certificado expedido pela Sociedade. No entanto, há sociedades que não emitem sequer uma comprovação de conclusão de curso. Nossa Escola cumpre a risca essa necessidade.
Quem é o Psicanalista junto á clientela e ao Ministério do Trabalho?
É um profissional que pratica a Psicanálise em consultórios, clínicas e até hospitais, empregando metodologia exclusiva ao bom exercício da profissão, quais sejam, as técnicas e meios eficazes da psicanálise no tratamento das psiconeuroses. Para atingir plenamente seus objetivos, o psicanalista deve ser uma pessoa com sólida formação humanitária, visto que a profissão requer uma acentuada cumplicidade entre analista e seu paciente. Os psicanalistas têm sua profissão classificada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho – Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50, podendo exercer sua profissão em todo o Território Nacional.
Obs: existe no site do Ministério do Trabalho uma recomendação de como deveria ser a formação da Psicanálise, (recomendação não e regulamentação). Por isso cada escola tem sua formação, uma diferente da outra.
PARA QUE A FORMAÇÃO FOSSE SUPERIOR, TECNICA, BACHARELADO, PÓS-GRADUAÇÃO OU QUALQUER OUTRA É NECESSÁRIO QUE HAJA UMA LEI FEDERAL REGULAMENTO A FORMAÇÃO DA PSICANÁLISE E ATÉ A PRESENTE DATA ISSO NÃO EXISTE.
PORTANTO A FORMAÇÃO É LIVRE. E CADA ESCOLA TEM UM TIPO DE FORMAÇÃO.
Por que o Curso é aberto à várias profissões?
É aberto porque nenhuma Lei especificou o contrário. Vale dizer, que desde o princípio era uma profissão aberta a quem se interessasse e que atraiu não só médicos – como Jung e Adler – mas também advogados, filósofos, literatos, educadores e teólogos, sociólogos e pedagogos. Por isso restringir a Psicanálise a essa ou àquela profissão é absolutamente contrário à ciência, ilegal e inconstitucional, pois “todos são iguais perante a Lei”.
O que regulamenta a profissão de Psicanalista?
No Brasil e no Mundo a psicanálise é exercida livremente e não é uma profissão regulamentada. Sendo assim, é uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO – código 2515.50), amparada pelo Decreto nº 2.208 de 17/04/1997, que estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pela Constituição Federal nos artigos 5º incisos II e XIII. Repisando: pode ser exercida em todo o País.
O que faz o psicanalista?
Há uma grande necessidade de psicanalistas para orientar as pessoas na solução de seus problemas existenciais, tais como: fobias, ansiedades, depressões, obsessões, impulsos auto e heteroagressivos, angústias e crises de toda ordem. O profissional de Psicanálise ajudará a sociedade a ficar mais humana e a vida a ter mais sentido!
Quem poderá fazer o curso?
Médicos, Professores, Engenheiros, Odontólogos, Advogados, Assistentes Sociais, Pedagogos, Teólogos, Enfermeiros, Pastores, Padres, Psicólogos, Contadores, etc. Este curso é dirigido a todos os interessados em adquirir conhecimentos mais profundos em Psicanálise. Aos que querem aprender a dinâmica de seus problemas emocionais e afetivos de acordo com as teorias psicanalíticas, e aos que desejam dedicar-se à Psicanálise como Terapeutas e Clinicar.
O Curso de Psicanálise oferece titulação acadêmica?
Não. Nem tão pouco os demais cursos de formação em Psicanálise existentes no País. Inexistem, também, cursos de Psicanálise no âmbito universitário e sim Especialização Lato Sensu. Concluído, o psicanalista recebe um Certificado expedido pela Sociedade e pode atuar como psicanalista em todo país. No entanto, há sociedades que não emitem sequer uma comprovação de conclusão de curso. A SBPE cumpre à risca essa necessidade.
O certificado de conclusão do curso de Psicanálise é reconhecido em todo o território nacional, ou apenas para Minas Gerais.
O certificado é válido para que você atue como psicanalista em todo território nacional sem problemas legais.
Como deve ser feito o estágio no curso presencial e no curso à distância?
O estágio para o curso presencial pode ser feito utilizando-se nossa infra-estrutura na qual você atenderá pessoas com baixa renda em nossa clínica social. Será necessária que você tenha um supervisor para orientá-los em relação às sessões. Você decidirá de acordo com a agenda de atendimento da clínica social a disponibilidade para atendimento, os dias e a hora das suas consultas. É obrigatório que você cumpra no mínimo 80 horas de atendimentos supervisionados. Para o curso a distância você poderá prestar esses atendimentos em alguma instituição na sua cidade e da mesma forma solicitar supervisão para estes atendimentos. São recomendadas 80 horas de atendimento supervisionado.
Como funciona o cumprimento de terapia psicanalítica para o curso de psicanálise presencial e à distância?
É obrigatório que você faça 100 horas mínimas de terapia psicanalítica para o curso presidencial com um psicanalista indicado pela coordenação de cursos da SBPE para a modalidade presencial. Para o curso a distância que é necessária 100 horas mínimas de terapia psicanalítica com algum psicanalista filiado a qualquer entidade psicanalítica do Brasil. Em seguida você deve enviar um laudo deste profissional via correio, atestando o cumprimento dessas horas de terapia psicanalítica.
Como fazer matrícula para o curso de Psicanálise Presencial ou à Distância?
Para fazer sua matrícula para o curso de psicanálise presidencial é necessário que você marque uma entrevista com o departamento comercial, sendo que no dia desta entrevista você poderá fazer a matrícula para o curso. É necessário que você compareça munido de RG e comprovante de escolaridade. Deverá também fazer o pagamento da primeira mensalidade optando pelo pagamento do valor normal do curso ou a promoção de doze cheques com desconto. Para fazer a matrícula para o curso de psicanálise à distância você deve preencher a ficha de inscrição e optar pelo tipo de pagamento da mensalidade que pode ser feito através de boleto, depósito, transferência ou pelo envio por Sedex (com seguro) de doze cheques com desconto.
Ao terminar o curso, posso abrir um consultório e trabalhar como psicanalista?
Concluído o curso de psicanálise, e consequentemente todas as suas exigibilidades, você terá um diploma que lhe dará o título de psicanalista permitindo que você abra um consultório e trabalhar legalmente como tal.
Como é feita a análise didática para alunos fora de Sete Lagoas?
É obrigatório fazer 100 horas de análise didática presencial com algum psicanalista filado a qualquer entidade psicanalítica do Brasil, e nos mandar laudo deste profissional atestando o cumprimento de horas mínimas de terapia. O estágio pode ser feito em qualquer instituição do seu interesse sendo que você deve ser supervisionado quanto aos atendimentos (via de regra, seu psicanalista será seu supervisor). Você também deve enviar laudo atestando o cumprimento de 80 horas de atendimento supervisionado
Regulamentação
77. Ante o todo exposto, concluímos, pois que a psicanálise, nos dias de hoje, é uma atividade livre e não regulamentada por lei, que pode ser exercida por qualquer cidadão que possua os conhecimentos técnicos e habilidades suficientes à sua desenvoltura. Até o presente momento, não há lei que impeça o livre exercício da psicanálise, a qual não constitui num desdobramento, especialidade ou ramo, privativo da atividade médica ou da atividade psicológica. E por não configurar um ramo privativo da profissão de médico, ou da profissão de psicólogo, a psicanálise não está vinculada ou subordinada à atividade fiscalizadora dos conselhos regionais de medicina ou dos conselhos regionais de psicologia. Porém, mesmo inexistindo regulamentação legal da profissão, o psicanalista não está isento de reparar (indenizar) os danos decorrentes do mau exercício de sua atividade.
78. Realizando todas as considerações desta banca, passamos agora a responder, analiticamente, aos quesitos formulados pela consulente, Sociedade Brasileira de Psicanálise e Evolução Existencial.
a) É a psicanálise uma atividade profissional livre, que pode ser exercida por qualquer cidadão, ou consiste em profissão regulamentada?
A psicanálise é uma profissão livre, que pode ser exercida por qualquer cidadão, desde que esta possua conhecimentos técnicos ou habilitação profissional suficiente ao seu desempenho.
b) É a psicanálise uma atividade privativa de médicos ou de psicólogos, e somente por estes pode ser exercida?
Não. A psicanálise é uma atividade autônoma e independente, e não constitui desdobramento, ramo ou especialidade privativa da medicina ou da psicologia, em termos legais. Pode ser exerci da por qualquer cidadão, inclusive por médicos e por psicólogos, desde que detentores dos mínimos conhecimentos por tanto.
c) Caso não seja a psicanálise uma profissão regulamentada, qual lei que a regulamenta, e sob quais condições?
Prejudicado. A psicanálise, até o presente momento, não é uma profissão regulamentada, pois inexiste lei federal que a regulamente e imponha limites ao seu exercício. Convém anotar que a continuada sistematização da matéria, bem com a criação de um maior número de associações de classe, tende a forçar a regulamentação legal da profissão, a exemplo de tantas outras.
d) Existe um Conselho Federal de Psicanálise, bem como Conselhos Regionais, a exemplo do Conselho Federal de Medicina e do Conselho Federal de Psicologia?
Não, pois a atividade de psicanálise não é regulamentada por lei, logo inexistente os órgãos incumbidos de seu controle e fiscalização. Os Conselhos Federais e Regionais, como o de Medicina ou de Psicologia, são autarquias públicas federais, órgãos da administração pública indireta da união. Possuem poder de polícia e agem em nome do interesse público. Sua esfera de atuação emana da vontade estatal e seus atos decorrem do poder de império que administração pública possui e impõe a toda sociedade. Os atos praticados por tais entidades são unilaterais, imperativos, e coercitivos, além de gozarem da presunção de legitimidade, tais quais os demais atos perpetrados pela administração pública.
79. É este, pois, nosso parecer, salvo melhor juízo, estando expressamente autorizada a sua publicação, desde que mantidas a fidelidade do conteúdo e a menção à autoria da obra.
Cronograma de Disciplinas do Curso de Psicanálise
FREUD 1 e 2
JUNG 1 e 2
PSICOPATOLOGIAS
ÉTICA DA PSICANÁLISE
MELANIE KLEIN
PSICOSSOMÁTICA
LACAN 1e 2
FILOSOFIA DA PSICANÁLISE
NEUROCIÊNCIAS
FREUD 3
WINNICOTT
REICH
FÍSICA QUÂNTICA
PSICOLOGIA EVOLUTIVA
MITOLOGIA
SONHOS
HISTÓRIA DA PSICANÁLISE
PSICOFARMACOLOGIA
ESTUDO DE CASOS
TÉCNICAS DE ATENDIMENTOS
MONOGRAFIAS